SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número44A “utopia” do Estado Ético em Gramsci e nos movimentos popularesAlgumas contribuições marxistas à Educação Ambiental (EA) crítico-transformadora índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

STRECK, Danilo R.  y  ADAMS, Telmo. Uma prática de pesquisa participante: análise da dimensão social, política e pedagógica. R. Educ. Públ. [online]. 2011, vol.20, n.44, pp.481-497. ISSN 2238-2097.

Este artigo reflete sobre o processo de pesquisa realizado junto a uma ONG da cidade de Curitiba (Paraná - Brasil) com atuação em diversos projetos sociais e educativos. Apresenta-se o caminho metodológico de pesquisa de caráter participativo, juntamente com alguns resultados imediatos, de acordo com os objetivos de formação dos sujeitos envolvidos e da avaliação institucional. A partir dessa exposição, analisa-se a pesquisa como uma prática social, enquanto participa na construção de significados e sentidos; uma prática política, porque a produção de conhecimento implica decisões de caráter ético-político; uma prática pedagógica promotora de relações inseridas no ensinar-aprender a sermos humanos.

Palabras clave : Pesquisa Participante; Prática Social; Prática Política; Prática Pedagógica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )