SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número44O ensino de geografia nos pareceres educacionais de Rui Barbosa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

CARMO, Edinaldo Medeiros  e  SELLES, Sandra Escovedo. Perspectivas teorico-metodológicas de formação continuada de professores de ciências e biologia em periódicos nacionais (1999-2009). R. Educ. Públ. [online]. 2011, vol.20, n.44, pp.555-577. ISSN 2238-2097.

Este artigo investiga a produção acadêmica publicada em periódicos nacionais no período de 1999-2009, objetivando identificar as perspectivas teorico-metodológicas adotadas pelas pesquisas e aprofundar a compreensão sobre a formação continuada do professor de Ciências e Biologia. A análise empreendida sugere que existe um entendimento heterogêneo de formação continuada que, majoritariamente, remete a ações pontuais apresentadas como um movimento do professor para continuar sua formação e dominar (e muitas vezes atualizar) o saber produzido pela ciência de referência. Embora alguns artigos se refiram à epistemologia da prática, a análise evidenciou compreensões distintas e conflitantes desta perspectiva teórica.

Palavras-chave : Formação Continuada de Professores de Ciências e Biologia; Saberes Docentes; Estado da Arte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )