SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número45O lugar do currículo na/da educação do campo no Brasil: aproximações e teorias curricularesA Universidade de Brasília, o campus Planaltina e a democratização do acesso: uma análise multivariada com um modelo ampliado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

SANTOS, Gilberto Lima dos  y  CHAVES, Antônio Marcos. Autoridade dos professores e direitos das crianças: contradição e transformação. R. Educ. Públ. [online]. 2012, vol.21, n.45, pp.31-43. ISSN 2238-2097.

O objetivo desta exposição é discutir sobre as relações entre os direitos das crianças e a autoridade dos professores. São dois pontos de partida. De um lado, os achados de uma pesquisa, realizada com crianças, para conhecer os significados que elas atribuem aos seus direitos. De outro lado, as manifestações e depoimentos espontâneos de professores. O que essas crianças mais compartilham é o anseio por direitos individuais que lhes assegurem o desenvolvimento e a conquista da autonomia. Os professores, por sua vez, expressam franca rejeição e temor aos direitos das crianças, significando-os como ameaça frontal à autoridade docente.

Palabras clave : Direitos; Crianças; Professores; Autoridade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )