SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número45A Universidade de Brasília, o campus Planaltina e a democratização do acesso: uma análise multivariada com um modelo ampliadoPaulo Freire e educação ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

PIRES, Regina Celi Machado. O vir a ser professor/pesquisador da educação superior: o caso dos egressos PIBIC/CNPq/UNEB. R. Educ. Públ. [online]. 2012, vol.21, n.45, pp.67-84. ISSN 2238-2097.

O trabalho é parte de uma tese de doutorado (PIRES, 2008), que teve como objetivo conhecer, analisar e explicar as contradições, harmonias, correspondências e diferenças existentes entre a formação inicial do professor pesquisador universitário, realizada pelo Programa PIBIC/CNPq/UNEB e a prática profissional de seus egressos. São apresentados os resultados de oito entrevistas com esses egressos, selecionados intencionalmente, por sua condição de professor da Educação Superior e realizando pesquisa. As categorias empíricas que emergem dessas falas foram mediadas pela teoria do materialismo histórico-dialético e estudos sobre a Educação Superior, permitindo a compreensão do movimento desse nível de ensino, no período analisado.

Palabras clave : Formação Professor-Pesquisador; Iniciação Científica; PIBIC/CNPq; Avaliação de Egressos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )