SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número45O vir a ser professor/pesquisador da educação superior: o caso dos egressos PIBIC/CNPq/UNEBHistória da educação em Goiás: estado da arte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

DICKMANN, Ivo  y  CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Paulo Freire e educação ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia. R. Educ. Públ. [online]. 2012, vol.21, n.45, pp.87-102. ISSN 2238-2097.

O presente estudo traz contribuições para o desenvolvimento da pedagogia crítica na Educação Ambiental, tendo como base o pensamento de Paulo Freire. Muito já se pesquisou sobre o pensamento pedagógico freiriano, mas há uma carência de estudos mais apurados no que tange à educação voltada às questões do meio ambiente. Neste estudo, com base na obra Pedagogia da Autonomia, são apontadas contribuições de Freire pertinentes à Educação Ambiental, quanto às concepções de ser humano, de mundo e de Educação. Também são postos os resultados finais da pesquisa e algumas considerações indicativas para a formação de educadores socioambientais.

Palabras clave : Pedagogia Freiriana; Educação Ambiental; Formação de Educadores; Educação Ambiental Crítica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )