SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número45História da educação em Goiás: estado da arteAtitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

PAULILO, André Luiz  y  SILVA, José Cláudio Sooma. Urbanismo e educação na cidade do Rio de Janeiro dos anos 1920: aproximações. R. Educ. Públ. [online]. 2012, vol.21, n.45, pp.127-143. ISSN 2238-2097.

A cidade do Rio de Janeiro foi marcada, na década de 1920, por tentativas de articulação das iniciativas isoladas de reconfiguração e higienização já empreendidas desde a virada para o século XX: racionalizar os espaços e tempos sociais e disciplinar os seus usos constituíam-se como desafios. Em razão disso, a educação à época também foi pensada como forma de intervenção social. O artigo, discutindo essas questões, focaliza as operações empreendidas pela Diretoria de Instrução e pela Administração Municipal. Baseado na análise de periódicos, legislação educacional e projetos de reforma da cidade, problematiza as dimensões educacionais e urbanas de governo.

Palabras clave : História da Educação; Educação Primária; Reforma Urbana; História da Cidade do Rio de Janeiro.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )