SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue45Urbanismo e educação na cidade do Rio de Janeiro dos anos 1920: aproximaçõesO erro como forma provisória do saber: um tratamento diferenciado no processo ensino-aprendizagem da matemática author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

OLIVEIRA, Graciela da Silva; TOLENTINO NETO, Luiz Caldeira Brant  and  BIZZO, Nelio. Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica. R. Educ. Públ. [online]. 2012, vol.21, n.45, pp.147-167. ISSN 2238-2097.

Apresentamos neste artigo a relação dos alunos de escolas públicas de Tangará da Serra-MT com as aulas de ciências e suas atitudes frente à teoria da evolução biológica. Em 2007, inquiriram-se 294 estudantes por meio de um questionário desenvolvido internacionalmente (Projeto ROSE) e analisado com auxílio do SPSS 15.0. O estudo revelou que os jovens, na faixa dos 15 anos e de ambos os sexos, reconhecem a importância da Ciência; contudo, têm desinteresse em exercê-la profissionalmente. Aceitam tópicos de evolução biológica que sustentam tal teoria; porém, demonstram sentimentos de rejeição quanto à origem da Terra e do ser humano.

Keywords : Evolução Biológica; Ensino Médio; Ensino de Ciência; Interesses dos Estudantes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )