SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número45Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

TANUS, Vera Lúcia F. Aragão  e  DARSIE, Marta M. Pontin. O erro como forma provisória do saber: um tratamento diferenciado no processo ensino-aprendizagem da matemática. R. Educ. Públ. [online]. 2012, vol.21, n.45, pp.169-189. ISSN 2238-2097.

O objetivo deste trabalho é analisar o erro a partir de uma situação de aprendizagem, tendo como foco as visões do aluno e da professora. O erro é entendido como forma provisória do saber. O diálogo é utilizado como estratégia metodológica para encaminhar ao acerto. O trabalho é parte de uma pesquisa que investigou o tratamento dado ao erro baseado nas concepções e práticas dos professores no processo ensino-aprendizagem da Matemática. Foram investigadas duas escolas no município de Cuiabá-MT no 1º e 2º ano do 2º ciclo. O resultado da análise dos dados revela um tratamento diferenciado da professora acerca do erro, no qual ele é desvinculado do binômio certo/errado e utilizado como recurso didático.

Palavras-chave : Ensino da Matemática; Avaliação e Erro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )