SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue46Presenting the antology of afro-brazilian poetryRace relations and education:: challenges and opportunities for the continued training of the teacher author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professores. R. Educ. Públ. [online]. 2012, vol.21, n.46, pp.275-288. ISSN 2238-2097.

Este artigo apresenta reflexões sobre educação antirracista e resultados de uma pesquisa desenvolvida com professores, discutindo sobre raça/etnia em sala de aula. Apresento os resultados de uma observação de sala de aula. Os referenciais teóricos utilizados são referenciais da educação antirracista de Gillborn (1995). Os resultados da pesquisa demonstram que a maneira de ensinar da professora pode enviar várias mensagens para seus/suas alunos/as, maneiras essas que refletem o contexto socio-cultural brasileiro. Concluo que há uma necessidade de um tempo longo de formação continuada sobre o tema raça/etnia para que os professores se sintam melhor preparados para abordar o tema raça/etnia.

Keywords : Educação Antirracista; Práticas em Sala de Aula; Formação de Professores; Anti-Racist Education; Classroom Practice; Teacher Education.

        · abstract in Portuguese     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )