SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número46Apresentando a antologia de poesia afro-brasileira: 150 anos de consciência negra no BrasilRelações raciais e educação: desafios e possibilidades para a formação continuada do professor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professores. R. Educ. Públ. [online]. 2012, vol.21, n.46, pp.275-288. ISSN 2238-2097.

Este artigo apresenta reflexões sobre educação antirracista e resultados de uma pesquisa desenvolvida com professores, discutindo sobre raça/etnia em sala de aula. Apresento os resultados de uma observação de sala de aula. Os referenciais teóricos utilizados são referenciais da educação antirracista de Gillborn (1995). Os resultados da pesquisa demonstram que a maneira de ensinar da professora pode enviar várias mensagens para seus/suas alunos/as, maneiras essas que refletem o contexto socio-cultural brasileiro. Concluo que há uma necessidade de um tempo longo de formação continuada sobre o tema raça/etnia para que os professores se sintam melhor preparados para abordar o tema raça/etnia.

Palabras clave : Educação Antirracista; Práticas em Sala de Aula; Formação de Professores; Anti-Racist Education; Classroom Practice; Teacher Education.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )