Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
FERREIRA, Aparecida de Jesus. Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professores. R. Educ. Públ. [online]. 2012, vol.21, n.46, pp.275-288. ISSN 2238-2097.
Este artigo apresenta reflexões sobre educação antirracista e resultados de uma pesquisa desenvolvida com professores, discutindo sobre raça/etnia em sala de aula. Apresento os resultados de uma observação de sala de aula. Os referenciais teóricos utilizados são referenciais da educação antirracista de Gillborn (1995). Os resultados da pesquisa demonstram que a maneira de ensinar da professora pode enviar várias mensagens para seus/suas alunos/as, maneiras essas que refletem o contexto socio-cultural brasileiro. Concluo que há uma necessidade de um tempo longo de formação continuada sobre o tema raça/etnia para que os professores se sintam melhor preparados para abordar o tema raça/etnia.
Palabras clave : Educação Antirracista; Práticas em Sala de Aula; Formação de Professores; Anti-Racist Education; Classroom Practice; Teacher Education.