SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número46Os desafios da luta antirracista no BrasilPolítica de currículo no ensino fundamental: entre ciclos e identificação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

SECCHI, Darci. A formação de professores indígenas para a diversidade. R. Educ. Públ. [online]. 2012, vol.21, n.46, pp.331-346. ISSN 2238-2097.

O presente artigo trata do perfil de um novo ator educacional que atua no interior das aldeias e cuja ação consolida uma nova instituição denominada escola indígena. O principal argumento trazido ao debate diz respeito aos contornos dessa realidade, cuja pluralidade nem sempre é percebida pelo poder público e pelas próprias comunidades. É nos cursos de formação que residem os principais elementos configuradores da profissionalidade docente indígena. Naquele ambiente formativo se instaura a padronização de expectativas, a domesticação de idealizações e a atribuição de significados que definem o perfil dos atuais professores indígenas.

Palabras clave : Professores Indígenas; Escolas Indígenas; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )