SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue46The indigenous teachers training for diversity.A color professional education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

OLIVEIRA, Ozerina Victor de  and  COSTA, Candida Soares da. Política de currículo no ensino fundamental: entre ciclos e identificaçãoLa politica del curriculo en el ensino fundamental: entre ciclos y identificación. R. Educ. Públ. [online]. 2012, vol.21, n.46, pp.347-358. ISSN 2238-2097.

A polarização entre demandas de políticas de identidades culturais e de organização curricular por ciclos de formação caracterizam a problemática da pesquisa. Discutem-se ambas as demandas de modo relacional, com vistas à configuração de um sentido político comum: uma educação escolar democrática. A abordagem teórico-metodológica envolve noções de ciclo de políticas, discurso, identificação e democracia pluralista, sendo entrevistadas professoras da rede pública. A pesquisa possibilitou concluir que paradoxos, ambiguidades e contradições existentes nessas políticas sugerem incoerências. Estas são observadas, entretanto, como inerentes aos processos democráticos pluralistas, vistos como um modo diferente de estabelecer distinções, que qualifique dissensos e reconheça alternativas.

Keywords : Currículo; Ciclos de Formação; Relações Raciais; Ensino Fundamental; Identidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )