SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número46A formação de professores indígenas para a diversidadeUma educação profissional de cor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

OLIVEIRA, Ozerina Victor de  e  COSTA, Candida Soares da. Política de currículo no ensino fundamental: entre ciclos e identificaçãoLa politica del curriculo en el ensino fundamental: entre ciclos y identificación. R. Educ. Públ. [online]. 2012, vol.21, n.46, pp.347-358. ISSN 2238-2097.

A polarização entre demandas de políticas de identidades culturais e de organização curricular por ciclos de formação caracterizam a problemática da pesquisa. Discutem-se ambas as demandas de modo relacional, com vistas à configuração de um sentido político comum: uma educação escolar democrática. A abordagem teórico-metodológica envolve noções de ciclo de políticas, discurso, identificação e democracia pluralista, sendo entrevistadas professoras da rede pública. A pesquisa possibilitou concluir que paradoxos, ambiguidades e contradições existentes nessas políticas sugerem incoerências. Estas são observadas, entretanto, como inerentes aos processos democráticos pluralistas, vistos como um modo diferente de estabelecer distinções, que qualifique dissensos e reconheça alternativas.

Palavras-chave : Currículo; Ciclos de Formação; Relações Raciais; Ensino Fundamental; Identidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )