SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue46Afro education in Mato Grosso do Sul state:: the Guaicuru Project and the construction of the citizen school (1996 to 2003).Paths opened by war (1865-1868) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

CARVALHO, Marília Pinto de. O conceito de gênero no dia a dia da sala de aula. R. Educ. Públ. [online]. 2012, vol.21, n.46, pp.401-412. ISSN 2238-2097.

Este artigo pretende, a partir de breve discussão sobre o conceito de gênero, mostrar como ele pode ser útil para entender as questões centrais na agenda educacional brasileira e no cotidiano da prática pedagógica, utilizando como um exemplo os cadernos escolares. Muitos outros aspectos poderiam ser abordados e não é intenção esgotá-los, apenas sugerir uma maneira de pensar a prática docente, incorporando um conceito de gênero. Argumenta-se pela necessidade de investigar as relações de gênero nas escolas, para além da sexualidade e da educação sexual, a fim de iluminar nossas práticas e a formação de professores/as com um novo olhar.

Keywords : Gênero; Escolas;; Caderno Escolar; Ensino Fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )