SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número46Afro-educação em Mato Grosso do Sul:: o Projeto Guaicuru e a construção da escola cidadã (1996-2003).Caminhos abertos pela guerra (1865-1868) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

CARVALHO, Marília Pinto de. O conceito de gênero no dia a dia da sala de aula. R. Educ. Públ. [online]. 2012, vol.21, n.46, pp.401-412. ISSN 2238-2097.

Este artigo pretende, a partir de breve discussão sobre o conceito de gênero, mostrar como ele pode ser útil para entender as questões centrais na agenda educacional brasileira e no cotidiano da prática pedagógica, utilizando como um exemplo os cadernos escolares. Muitos outros aspectos poderiam ser abordados e não é intenção esgotá-los, apenas sugerir uma maneira de pensar a prática docente, incorporando um conceito de gênero. Argumenta-se pela necessidade de investigar as relações de gênero nas escolas, para além da sexualidade e da educação sexual, a fim de iluminar nossas práticas e a formação de professores/as com um novo olhar.

Palavras-chave : Gênero; Escolas;; Caderno Escolar; Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )