Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
MOLAR, Jonathan de O. y LAROCCA, Priscila. As faces da alteridade e a formação de professores da Licenciatura em Pedagogia da UEPG. R. Educ. Públ. [online]. 2012, vol.21, n.47, pp.445-446. ISSN 2238-2097.
O presente trabalho tem por objetivo discutir a noção de alteridade, propondo-se a investigar a forma pela qual esta é constituída no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desse modo, efetuou-se com os acadêmicos a técnica do Grupo Focal, baseando-se em três situações problemas, representativas de dilemas cotidianos da sala de aula e da escola, a partir das quais foram convidados a debater. Os resultados indicam que, embora existente nas concepções dos acadêmicos, a alteridade apresenta-se de forma fragilizada, notadamente, a autonomia do professor ainda é concebida como obstáculo para a construção de alteridades
Palabras clave : Alteridade; Pedagogia;; Formação de Professores; Grupo Focal.