SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número47Narrativas infantis: imagens e simbolismos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

MOLAR, Jonathan de O.  y  LAROCCA, Priscila. As faces da alteridade e a formação de professores da Licenciatura em Pedagogia da UEPG. R. Educ. Públ. [online]. 2012, vol.21, n.47, pp.445-446. ISSN 2238-2097.

O presente trabalho tem por objetivo discutir a noção de alteridade, propondo-se a investigar a forma pela qual esta é constituída no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desse modo, efetuou-se com os acadêmicos a técnica do Grupo Focal, baseando-se em três situações problemas, representativas de dilemas cotidianos da sala de aula e da escola, a partir das quais foram convidados a debater. Os resultados indicam que, embora existente nas concepções dos acadêmicos, a alteridade apresenta-se de forma fragilizada, notadamente, a autonomia do professor ainda é concebida como obstáculo para a construção de alteridades

Palabras clave : Alteridade; Pedagogia;; Formação de Professores; Grupo Focal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )