Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação Pública
versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
CHAVES, Iduina Mont´Alverne Braun e GUEDES, Adrianne Ogêda. Narrativas infantis: imagens e simbolismos. R. Educ. Públ. [online]. 2012, vol.21, n.47, pp.467-485. ISSN 2238-2097.
O artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada numa escola pública de Niterói/RJ com o objetivo de captar traços da cultura escolar em cenas e imagens da vida da instituição a partir do olhar, das imagens e das narrativas das crianças. Os princípios teórico-metodológicos da pesquisa ancoram-se na epistemologia da complexidade de Edgar Morin, na Antropologia do Imaginário de Gilbert Durand (1988, 1989), e na (auto) biografia, especialmente nos estudos de Nóvoa (2004), Josso (2009), Catani (2003), Chaves (1999, 2000), Passeggi (2008), usados para apresentar/analisar temas recorrentes em torno dos quais se estrutura a cultura e o imaginário da escola na perspectiva da criança
Palavras-chave : Pesquisa Narrativa; Infância; Narrativas Infantis; Cultura; Simbolismos.