SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número47Narrativas infantis: imagens e simbolismosFormação em serviço como residência pedagógica: representações sociais do curso dos centros integrados de educação pública índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

MARTINS, Francine de Paulo  y  ANDRE, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Atividade docente na educação infantil: gênero e estilo. R. Educ. Públ. [online]. 2012, vol.21, n.47, pp.489-503. ISSN 2238-2097.

A pesquisa objetivou conhecer como vem sendo desenvolvida a atividade docente numa escola municipal de educação infantil no interior do estado de São Paulo. Utilizou-se como procedimentos de coleta de dados: observação e análise documental e como instrumentos, a entrevista e o questionário. Os resultados mostraram que a organização da atividade docente na EMEI pesquisada considera as Diretrizes Curriculares, bem como a Teoria das Inteligências Múltiplas. Tais prescrições trouxeram mudanças no planejamento e na dinâmica das atividades da escola e geraram incertezas quanto às novas formas de atuação, revelando contradições existentes no trabalho. Nas situações em que o prescrito falha, a professora busca no gênero profissional novas possibilidades de atuação, recriando-as por meio do estilo pessoal.

Palabras clave : Atividade Docente; Educação Infantil;; Gênero; Estilo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )