SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue47Teaching at the early childhood education: gender and styleInstituições participativas na educação: entre a governança democrática e a captura de recursos. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

MAURICIO, Lúcia Velloso. Formação em serviço como residência pedagógica: representações sociais do curso dos centros integrados de educação pública. R. Educ. Públ. [online]. 2012, vol.21, n.47, pp.505-523. ISSN 2238-2097.

Entre 1992 e 1993, desenvolveu-se curso de formação em serviço nos Centros Integrados de Educação Pública do Estado do Rio de Janeiro, para professores do Ensino Fundamental exercerem docência em escolas de tempo integral. Com formato de residência pedagógica, envolveu 6.426 professores em 54 municípios. O artigo envolveu 41 ex- bolsistas de São Gonçalo, em oito escolas. A análise, baseada na teoria das representações sociais, indicou predomínio de sentimentos para desempenhara docência e para optar por ela. As representações sociais sobre o curso dos CIEPs revelaram o sentido de inovação e de desafio, mas também de crítica.

Keywords : Formação de Professores em Serviço; Representações Sociais; Residência Pedagógica; CIEP.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )