SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número47Atividade docente na educação infantil: gênero e estiloInstituições participativas na educação: entre a governança democrática e a captura de recursos. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

MAURICIO, Lúcia Velloso. Formação em serviço como residência pedagógica: representações sociais do curso dos centros integrados de educação pública. R. Educ. Públ. [online]. 2012, vol.21, n.47, pp.505-523. ISSN 2238-2097.

Entre 1992 e 1993, desenvolveu-se curso de formação em serviço nos Centros Integrados de Educação Pública do Estado do Rio de Janeiro, para professores do Ensino Fundamental exercerem docência em escolas de tempo integral. Com formato de residência pedagógica, envolveu 6.426 professores em 54 municípios. O artigo envolveu 41 ex- bolsistas de São Gonçalo, em oito escolas. A análise, baseada na teoria das representações sociais, indicou predomínio de sentimentos para desempenhara docência e para optar por ela. As representações sociais sobre o curso dos CIEPs revelaram o sentido de inovação e de desafio, mas também de crítica.

Palabras clave : Formação de Professores em Serviço; Representações Sociais; Residência Pedagógica; CIEP.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )