SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue47Instituições participativas na educação: entre a governança democrática e a captura de recursos.Optimal conditions for a science of sustainability: substantive implications for educational and socio-environmental research contemporary author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

MORAES, Gustavo Henrique  and  WOLLINGER, Paulo Roberto. A fragmentação de carreiras como estratégia de expansão da educação superior. R. Educ. Públ. [online]. 2012, vol.21, n.47, pp.549-568. ISSN 2238-2097.

A educação superior brasileira experimentou, na última década, uma inédita expansão, motivando a elaboração de diversos estudos acadêmicos destinados a analisar as características deste crescimento. Há, no entanto, um fenômeno frequentemente despercebido pelos que efetuam análises a respeito do desenvolvimento do sistema: o fenômeno da fragmentação de carreiras como estratégia de expansão da Educação Superior. Analisando os dados do Sistema de Informações da Educação Superior (SiedSup), fonte primária do Censo da Educação Superior 2009, procuraremos demonstrar que a fragmentação de carreiras está intimamente ligada a estratégias de grupos educacionais para a expansão do número de cursos e matrículas.

Keywords : Educação Superior; Fragmentação de Carreiras; Expansão da Educação Superior; Mercantilização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )