SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número47Instituições participativas na educação: entre a governança democrática e a captura de recursos.Condiciones óptimas para una ciencia de la sostenibilidad: implicaciones sustantivas para la investigación educativa y socioambiental contemporânea índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

MORAES, Gustavo Henrique  y  WOLLINGER, Paulo Roberto. A fragmentação de carreiras como estratégia de expansão da educação superior. R. Educ. Públ. [online]. 2012, vol.21, n.47, pp.549-568. ISSN 2238-2097.

A educação superior brasileira experimentou, na última década, uma inédita expansão, motivando a elaboração de diversos estudos acadêmicos destinados a analisar as características deste crescimento. Há, no entanto, um fenômeno frequentemente despercebido pelos que efetuam análises a respeito do desenvolvimento do sistema: o fenômeno da fragmentação de carreiras como estratégia de expansão da Educação Superior. Analisando os dados do Sistema de Informações da Educação Superior (SiedSup), fonte primária do Censo da Educação Superior 2009, procuraremos demonstrar que a fragmentação de carreiras está intimamente ligada a estratégias de grupos educacionais para a expansão do número de cursos e matrículas.

Palabras clave : Educação Superior; Fragmentação de Carreiras; Expansão da Educação Superior; Mercantilização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )