SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número47Condiciones óptimas para una ciencia de la sostenibilidad: implicaciones sustantivas para la investigación educativa y socioambiental contemporâneaAs alteridades societárias e a instituição dos grupos escolares no Rio Grande do Norte (1890-1911) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

AFONSO, José António; OLIVEIRA, Iranilson Buriti de; STAMATTO, Maria Ines Sucupira  y  SILVA, Sandra Cristina da. Educação e cultura protestante na transição do século XIX: circulação de impressos e diálogos luso-brasileiros. R. Educ. Públ. [online]. 2012, vol.21, n.47, pp.599-618. ISSN 2238-2097.

Discute os impressos protestantes e sua relação com a Educação. Seu objetivo é refletir sobre a editoração e circulação desses impressos. Analisa as propostas editoriais em Portugal (Catálogo da Livraria Evangélica), sonda a participação feminina a partir da apropriação/difusão de um livro-texto A Alegria da Casa, de Sarah Kalley, editado no Brasil e em Portugal, questiona os modelos de comportamentos adequados - ou não - divulgados no jornal confessional brasileiro Norte Evangélico. Como opção metodológica, elegeu-se a Nova História Cultural e as categorias de análise cultura, civilização, educação e protestantismo. Compreende a cultura protestante luso-brasileira forjada e disseminada também pelos impressos.

Palabras clave : Cultura Protestante; Circulação de Impressos; Educação Feminina.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )