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Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

ARAUJO, Marta Maria de. As alteridades societárias e a instituição dos grupos escolares no Rio Grande do Norte (1890-1911). R. Educ. Públ. [online]. 2012, vol.21, n.47, pp.619-635. ISSN 2238-2097.

Ancorado em leituras de um aparato documental − mensagens dos primeiros governos republicanos e relatórios dos diretores da instrução pública −, o trabalho fundamentado, no método histórico-comparativo aplicado à história e à história da educação, foi direcionado para um ponto de observação: as interdependências das dimensões política, econômica, social e educacional, que compunham o sistema societário do Estado do Rio Grande do Norte (1890-1911) e que determinaram, em última instância, as elites governantes a estruturarem o Grupo Escolar Modelo “Augusto Severo” na capital Natal, assim como a criação de uma rede de escolas graduadas diferenciadas.

Palavras-chave : Rio Grande do Norte; Sistema Societário; Grupo Escolar Modelo;; Augusto Severo”;; Escolas Graduadas.

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