SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue48Trajetórias sócio-escolares na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura na perspectiva de Bernard LahireRepresentação social de gênero no fracasso escolar de meninos: Social representation of gender in school failure of boys author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

VAN ACKER, Maria Teresa Vianna  and  GOMES, Marineide de Oliveira. Ateliê Biográfico de Projeto na formação de professores: uma perspectiva emancipatória. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.48, pp.29-42. ISSN 2238-2097.

Intencionamos no presente trabalho problematizar e tentar responder à indagação: como o professor se torna professor? Por meio de pesquisas desenvolvidas em ambientes narrativos, na forma de um dispositivo de modalidade (auto)biográfica: os Ateliês Biográficos de Projeto (ABP), proporcionamos meios para a emancipação profissional docente. As possibilidades que o sujeito/professor tem de biografar-se, a biograficidade (DELORY-MOMBERGER, 2005), supõem que o sujeito, ao narrar, ao mesmo tempo distancia-se e interpreta a si, por meio da identificação de forças mobilizadoras que resultam em projetos, levando-os a apropriação das experiências, reforçando o poder de formação (PINEAU, 1983) de ações dessa natureza.

Keywords : Histórias de Vida de Professores; Ateliê Biográfico de Projeto; Emancipação Profissional Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )