SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número48Trajetórias sócio-escolares na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura na perspectiva de Bernard LahireRepresentação social de gênero no fracasso escolar de meninos: Social representation of gender in school failure of boys índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

VAN ACKER, Maria Teresa Vianna  e  GOMES, Marineide de Oliveira. Ateliê Biográfico de Projeto na formação de professores: uma perspectiva emancipatória. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.48, pp.29-42. ISSN 2238-2097.

Intencionamos no presente trabalho problematizar e tentar responder à indagação: como o professor se torna professor? Por meio de pesquisas desenvolvidas em ambientes narrativos, na forma de um dispositivo de modalidade (auto)biográfica: os Ateliês Biográficos de Projeto (ABP), proporcionamos meios para a emancipação profissional docente. As possibilidades que o sujeito/professor tem de biografar-se, a biograficidade (DELORY-MOMBERGER, 2005), supõem que o sujeito, ao narrar, ao mesmo tempo distancia-se e interpreta a si, por meio da identificação de forças mobilizadoras que resultam em projetos, levando-os a apropriação das experiências, reforçando o poder de formação (PINEAU, 1983) de ações dessa natureza.

Palavras-chave : Histórias de Vida de Professores; Ateliê Biográfico de Projeto; Emancipação Profissional Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )