SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número48Ateliê Biográfico de Projeto na formação de professores: uma perspectiva emancipatóriaUniversidad, desigualdad y justicia social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

RODRIGUES, Cíntia Aparecida Garcia  e  MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Representação social de gênero no fracasso escolar de meninos: Social representation of gender in school failure of boys. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.48, pp.45-59. ISSN 2238-2097.

O fracasso escolar estaria associado ao sexo dos alunos? Um levantamento realizado em duas escolas de Mangaratiba (RJ), para um período de nove anos e com todos os seus alunos (N = 10.338), separando-os pelo sexo e situação escolar, indicou uma associação estatisticamente significativa entre sexo e reprovação, os meninos reprovam mais. Quais seriam as explicações plausíveis? Da análise de 82 entrevistas e Livros de Ocorrências obteve-se as justificativas dos atores sociais das escolas para bom aluno, que apresenta um conjunto de qualidades do que se diz ser feminino: obediência, passividade, esmero e bom comportamento.

Palavras-chave : Fracasso Escolar; Gênero; Representações Sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )