SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número48Universidad, desigualdad y justicia socialUso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos paranaenses de Educação Ambiental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

SILVA, Rose Cléia Ramos da. O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Campo Verde-MT: conflitos e confluências. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.48, pp.81-100. ISSN 2238-2097.

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa de doutoramento desenvolvida entre os anos de 2007 a 2011, a qual tomou como objeto de estudo o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (Fundo para o desenvolvimento da educação básica) de Campo Verde - MT, visando compreender, em seu funcionamento, quais são as concepções e práticas reveladas pelos conselheiros a respeito de suas funções e da potencialidade do órgão para democratizar as relações entre Estado e sociedade civil. A base teórico-metodológica da pesquisa é pertinente ao materialismo histórico. Os resultados evidenciam a fragilidade do Conselho e limites no controle social exercido. A efetividade do controle social do Conselho estudado está ausente na prática.

Palabras clave : Democratização do Estado e da Sociedade Civil; Controle Social; Cultura de Participação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )