SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número48O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Campo Verde-MT: conflitos e confluênciasOs colégios polivalentes em Minas Gerais: experiência da escola estadual Guiomar de Freitas Costa (Uberlândia, 1971-1980) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

SANTOS, Edvanderson Ramalho dos; FERREIRA, Adriano Charles; SERPE, Bernadete Machado  y  ROSSO, Ademir José. Uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos paranaenses de Educação Ambiental. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.48, pp.103-123. ISSN 2238-2097.

O artigo analisa o uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos apresentados no IX e X Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA (2006/2007), frente aos referenciais teóricos de Piaget e Freire. A análise foi processada pelo programa Alceste, o qual emitiu relatório dividindo o corpus textual em quatro classes. As informações analisadas indicam que a consciência dentro de uma visão preservacionista é apresentada como fator promotor de sustentabilidade; a conscientização, no sentido de frear os danos ambientais; e a tomada de consciência e a consciência crítica estão restritas ao universo escolar e pedagógico.

Palabras clave : Pesquisa; Encontro; Tendências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )