SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue48Os colégios polivalentes em Minas Gerais: experiência da escola estadual Guiomar de Freitas Costa (Uberlândia, 1971-1980)A formação do pedagogo no estado do Mato Grosso: um olhar para o ensino da matemática author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

QUADROS, Ana Luiza de et al. Ambientes colaborativos e competitivos: o caso das olimpíadas científicas. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.48, pp.149-163. ISSN 2238-2097.

As olimpíadas científicas representam uma competição entre estudantes e, por isso, são vistas com preocupação pelo ramo da psicologia educacional. Por outro lado, os estudantes demonstram interesse e motivação em participar deste tipo de evento. Com o objetivo de entender melhor esse engajamento das escolas e dos estudantes na Olimpíada Mineira de Química, desenvolvemos este estudo, considerando a opinião dos professores da educação básica. Estes docentes se mostraram motivados com o envolvimento dos estudantes e argumentaram que tais eventos proporcionaram resultados positivos em sala de aula, especialmente no interesse dos aprendizes pelo conhecimento químico.

Keywords : Olimpíadas Científicas; Competição; Ensino de Química.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )