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Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

ALMEIDA, Vanessa Sievers de. Recém-chegadas e estranhas: as crianças e o mundo comum na obra de Hannah Arendt. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.49, suppl.01, pp.229-247. ISSN 2238-2097.

O presente artigo aborda a concepção de educação da filósofa Hannah Arendt, discutindo dois elementos-chave de sua compreensão: a relevância do mundo público e a criança enquanto recém-chegada nele. Analisa-se o lugar que as crianças ocupam no mundo, enfocando três aspectos: elas são ainda estrangeiras nesse espaço cujas linguagens não falam; em segundo lugar, são inocentes, isto é, ainda incapazes de deliberar sobre os rumos do mundo público; e, finalmente, são novas no mundo e, ao mesmo tempo, uma novidade para ele. Por fim, indaga-se sobre possíveis contribuições da educação para que as crianças possam fazer desse lugar, seu mundo.

Palavras-chave : Filosofia da Educação; Hannah Arendt; Mundo Público; Criança.

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