SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue49  suppl.01Phenomenology and Childhood: the child’s right to be what she isGeography of childhood: contributions to studies of children and their childhoods author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

SILVA, Ariane Franco Lopes da. A representação do corpo e do movimento humano nos discursos de crianças: um estudo transcultural. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.49, suppl.01, pp.265-281. ISSN 2238-2097.

Esse trabalho objetivou compreender como se desenvolve uma linguagem para o movimento humano. Participaram da pesquisa 103 crianças de sete e de dez anos do Brasil e da Inglaterra. A tarefa para um dos sujeitos era atravessar uma série de obstáculos de olhos vendados, seguindo as instruções de um parceiro sobre os movimentos a serem executados. Os resultados mostram diferenças significativas entre as crianças de sete e de dez anos de idade e entre as crianças de mesma idade, mas pertencentes a diferentes sistemas de educação no Brasil. Entretanto, poucas diferenças foram percebidas entre as crianças brasileiras e as inglesas.

Keywords : Descrição do Movimento; Desenvolvimento; Cultura; Interação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )