SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número49  suppl.01Fenomenologia e Infância: o direito da criança a ser o que ela éGeografia da infância: contribuições aos estudos das crianças e suas infâncias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

SILVA, Ariane Franco Lopes da. A representação do corpo e do movimento humano nos discursos de crianças: um estudo transcultural. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.49, suppl.01, pp.265-281. ISSN 2238-2097.

Esse trabalho objetivou compreender como se desenvolve uma linguagem para o movimento humano. Participaram da pesquisa 103 crianças de sete e de dez anos do Brasil e da Inglaterra. A tarefa para um dos sujeitos era atravessar uma série de obstáculos de olhos vendados, seguindo as instruções de um parceiro sobre os movimentos a serem executados. Os resultados mostram diferenças significativas entre as crianças de sete e de dez anos de idade e entre as crianças de mesma idade, mas pertencentes a diferentes sistemas de educação no Brasil. Entretanto, poucas diferenças foram percebidas entre as crianças brasileiras e as inglesas.

Palabras clave : Descrição do Movimento; Desenvolvimento; Cultura; Interação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )