SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número49  suppl.01A sociologia da infância e a teoria histórico-cultural: algumas consideraçõesEducação infantil: cenário de cartografias do desejo e processo de disciplinarização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

MOREIRA, Ana Rosa Costa Picanço. Os bebês e os espaços da creche: um estudo de caso/intervenção. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.49, suppl.01, pp.305-325. ISSN 2238-2097.

Este artigo tem o objetivo de discutir a organização espacial de berçários de creche a partir dos significados que os educadores atribuem ao espaço. Trata-se de um estudo de caso/intervenção realizado numa creche institucional do município do Rio de Janeiro. Parte da perspectiva histórico-cultural e interdisciplinar do espaço concebendo-o como elemento pedagógico, relacional, simbólico e histórico. Participaram do estudo 8 educadores e 24 bebês que frequentavam o Berçári o I. Foram analisadas fotos dos arranjos espaciais, sessões reflexivas com os educadores e observações realizadas ao longo de 2008. Os resultados indicam que as intervenções feitas através de ações colaborativas de reflexão propiciaram mudanças significativas no modo de organização desse ambiente.

Palavras-chave : Organização Espacial; Bebês; Creche;; Prática Pedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )