SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número49  suppl.01Os bebês e os espaços da creche: um estudo de caso/intervençãoProfissionalismo na educação infantil: perspectivas internacionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

MALDONADO, Maritza Maciel Castrillon. Educação infantil: cenário de cartografias do desejo e processo de disciplinarização. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.49, suppl.01, pp.327-340. ISSN 2238-2097.

Educação Infantil, esse é o espaçotempo apresentado neste texto. Problematiza-se o movimento de crianças de três anos que o habitam, analisando cartografias do desejo e processos de disciplinarização de seus corpos e suas almas. Apresenta-se o resultado de alguns agenciamentos selecionados da pesquisa desenvolvida em escolas públicas de educação infantil do município de Cáceres-MT, entre os anos de 2011 e 2012, intitulada Entre espaçostempos na educação infantil: cronos e áion/rotina e ritmo. Os interlocutores principais da pesquisa são Manoel de Barros, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari

Palabras clave : Educação Infantil; Disciplinarização;; Cartografia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )