SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número49  suppl.01Educação infantil: cenário de cartografias do desejo e processo de disciplinarizaçãoA criança nas entrelinhas dos discursos de acadêmicos brasileiros sobre professor da educação infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

HADDAD, Lenira. Profissionalismo na educação infantil: perspectivas internacionais. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.49, suppl.01, pp.341-359. ISSN 2238-2097.

Profissionalismo em educação infantil é um tema que tem ganhado espaço crescente na pesquisa e na agenda política. Este artigo apresenta o trabalho de alguns grupos que vêm se dedicando a investigar o tema no plano internacional a partir de diversas perspectivas. Buscou-se identificar seus principais focos de interesse, metodologias empregadas, conceituações, proposições e respectivas publicações. Além de ampliar nossas referências teóricas e metodológicas, a difusão dessas informações pode fortalecer as iniciativas que se voltam a defender o reconhecimento de uma profissão que guarda suas especificidades, mas cujos contornos nem sempre são visíveis, reconhecidos e valorizados.

Palabras clave : Profissionalismo; Educação Infantil;; Professor de Educação Infantil; Formação Inicial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )