SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número49  suppl.02Niñez, escolarización y lengua indígena. Una mirada antropológica sobre la diversidad lingüística en la escuelaAprender com as crianças indígenas: mudando a lógica neocolonial presente nos processos de escolarização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

ZOIA, Alceu  e  PERIPOLLI, Odimar João. Infância indígena: relações educativas nos diversos contextos. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.49, suppl.02, pp.421-436. ISSN 2238-2097.

O presente estudo pretende trazer para a discussão a temática da infância indígena e suas relações educativas, que acontecem nos diversos contextos de formação em que a criança está inserida. Tratamos, neste artigo, da criança Terena do Norte do Mato Grosso, sua cultura e seus modos de aprendizagem, que estabelecem o convívio com seus semelhantes, buscando compreender como, através do brincar e do relacionamento com os demais membros da comunidade, a aprendizagem vai sendo construída e ressignificada pelas crianças em suas ações cotidianas

Palavras-chave : Criança; Brincadeiras; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )