SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue49  suppl.02Learning with indigenous children: challenging neocolonial logics that pervade indigenous schoolingProtagonism of civil society and human rights author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

GRANDO, Beleni Saléte  and  QUEIROZ, Leticia Antonia. A educação do corpo em Vila Nova-Barbecho: o Curussé chiquitano na educação da criança. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.49, suppl.02, pp.453-470. ISSN 2238-2097.

Pautada nos estudos de antropologia da criança, a pesquisa analisa os processos de educação do corpo da criança Chiquitano durante um ritual que identifica este povo indígena que vive na fronteira Brasil-Bolívia. Os processos educativos são compreendidos em diálogo com a história de luta e cotidiana violência simbólica vivida para garantir o direito à terra disputada por fazendeiros e políticos mato-grossenses. O Curussé, como prática social significativa neste contexto de conflitos, expressa os sentidos e significados da educação que no corpo marca a igualdade de gênero, de idade e de hierarquias sociais, num espírito cristão que se opõe ao do civilizado

Keywords : Chiquitano;; Child Education; Curussé; Mato Grosso; Brazil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )