SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número49  suppl.02Aprender com as crianças indígenas: mudando a lógica neocolonial presente nos processos de escolarizaçãoProtagonismo da sociedade civil e direitos humanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

GRANDO, Beleni Saléte  e  QUEIROZ, Leticia Antonia. A educação do corpo em Vila Nova-Barbecho: o Curussé chiquitano na educação da criança. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.49, suppl.02, pp.453-470. ISSN 2238-2097.

Pautada nos estudos de antropologia da criança, a pesquisa analisa os processos de educação do corpo da criança Chiquitano durante um ritual que identifica este povo indígena que vive na fronteira Brasil-Bolívia. Os processos educativos são compreendidos em diálogo com a história de luta e cotidiana violência simbólica vivida para garantir o direito à terra disputada por fazendeiros e políticos mato-grossenses. O Curussé, como prática social significativa neste contexto de conflitos, expressa os sentidos e significados da educação que no corpo marca a igualdade de gênero, de idade e de hierarquias sociais, num espírito cristão que se opõe ao do civilizado

Palavras-chave : Chiquitano;; Child Education; Curussé; Mato Grosso; Brazil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )