SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número49  suppl.02Educação, saúde e cidadania: estratégias para a garantia de direitos de crianças e adolescentes hospitalizadosUm olhar civil sobre a visibilidade e a invisibilidade do ECA na realidade social brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

MENIN, Maria Suzana de Stefano; TAVARES, Marialva Rossi  y  MORO, Adriano. Mensurando valores morais: uma pesquisa com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.49, suppl.02, pp.525-549. ISSN 2238-2097.

Apresentamos uma pesquisa sobre mensuração de valores de Respeito, Justiça, Solidariedade e Convivência Democrática em alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Aplicamos 16 histórias sobre os valores em 182 estudantes, utilizando questões com alternativas em níveis crescentes de perspectivas sociais, e em outros 86 alunos em questões abertas. Mostramos uma análise geral das respostas. Os resultados apontam que os valores de Justiça e Convivência Democrática, que envolvem diálogo, foram os mais difíceis. As afirmações espontâneas mostraram tipos de respostas compostas e mais diversificadas que as esperadas nas alternativas fechadas

Palabras clave : Desenvolvimento Moral; Medidas de Valores; Valores Morais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )