SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número50Educação escolar no contexto de famílias rurais quilombolasRepresentações sociais sobre bullying no cotidiano de escolas públicas de educação básica. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

SOUZA, Luzia Aparecida de  e  GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Arquivos e fontes, escrita e oralidade, infância e velhice: considerações acerca de um protocolo de pesquisa sobre um Grupo Escola. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.50, pp.763-784. ISSN 2238-2097.

Este artigo baseia-se em estudo sobre as dinâmicas escolares de um Grupo Escolar do interior do estado de São Paulo, e sua intenção principal é tematizar aspectos relativos à metodologia de pesquisa, à possibilidade de protocolos alternativos de investigação, seus limitantes e potencialidades. Ao articular entrevistas, documentos escritos, fotografias, jornais escolares e documentos pessoais - criou-se um protocolo investigativo multifacetado do qual aqui são ressaltados, de modo específico, o trabalho com arquivos escolares e aspectos próprios ao uso da história oral. Particularmente, ao tratar da história oral, surge uma breve discussão em torno dos conceitos de infância e velhice

Palavras-chave : Metodologia de Pesquisa; História Oral; Arquivos Escolares; Infância; Velhice.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )