SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue50Archives and sources, the written and the oral, childhood and elderliness: an essay about a research protocol author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

ENS, Romilda Teodora; EYNG, Ana Maria  and  GISI, Maria Lourdes. Representações sociais sobre bullying no cotidiano de escolas públicas de educação básica. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.50, pp.785-808. ISSN 2238-2097.

Este estudo objetivou identificar as representações sociais sobre bullying de 489 alunos, 51 professores, 24 gestores, 47 funcionários e 148 pais, num total de 759 participantes, em sete municípios, 14 escolas públicas de educação básica do Paraná. Analisa as atitudes mais frequentes de profissionais da escola quando da ocorrência do fenômeno no cotidiano escolar. O aporte teórico das representações sociais possibilitou levantar os significados atribuídos ao bullying pela comunidade escolar, revelando o modo como este grupo incorporou os conceitos advindos da literatura. As representações dos profissionais da escola indicam dificuldade em lidar com o bullying, pelo desenvolvimento de ações individualizadas

Keywords : Social Representations; Bullying; Basic Education.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )