SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número51O tutor no ensino a distância: uma forma de precarização do trabalho docente?Industrialização no município de Campo Grande/MS e a educação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

COTRIN, Jane Teresinha Domingues  e  SOUZA, Marilene Proença Rebello de. As ciências psicológicas e a (re) invenção da deficiência mental no Brasil. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.51, pp.881-899. ISSN 2238-2097.

O estudo realizado buscou elementos históricos para a compreensão de como as ciências psicológicas se inseriram na Educação Especial e fundamentaram suas práticas, re-inventando um novo fenômeno escolar: a deficiência mental. Para isso, além da investigação teórica, foi realizada uma pesquisa de campo no Instituto Pestalozzi de Belo Horizonte, considerado uma das primeiras escolas de Educação Especial do país. A análise foi baseada na perspectiva histórico- crítica em Psicologia. Dos estudos realizados, concluiu-se que as pesquisas e práticas efetivadas pela Psicologia Moderna, ao re-inventarem uma deficiência, reiteraram as políticas capitalista industriais no início do século XX.

Palavras-chave : Psicologia e Educação; Deficiência Mental; Educação Especial; Psicometria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )