SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue51Industrialização no município de Campo Grande/MS e a educação profissionalHistória da disciplina língua portuguesa em Mato Grosso do Sul (1977-2008): um estudo de propostas curriculares author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

BALDIN, Nelma  and  ALBUQUERQUE, Cristina. Concepções e práticas socioambientais: o que pensam estudantes universitários brasileiros e portugueses. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.51, pp.929-948. ISSN 2238-2097.

O artigo discute os fundamentos apontados por estudantes universitários, num estudo aplicado na Universidade da Região de Joinville - Univille (Brasil) e na Universidade de Coimbra (Portugal). A pesquisa analisou as concepções e as práticas ambientais e socioculturais dos estudantes, representantes estudantis, entrevistados no Brasil e em Portugal. As manifestações transcorreram sobre os domínios da ética, da sustentabilidade socioambiental e da política, considerando-se as contradições possíveis entre os dois países. A partir de uma discussão crítica da noção de cidadania ecológica que transpareceu nas falas desses estudantes, analisou-se as dimensões da conscientização e da responsabilidade individual ou coletiva no domínio socioambiental.

Keywords : Cidadania Ecológica; Estudantes Universitários; Ética Ambiental; Socioambiental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )