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Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

BERTOLETTI, Estela Natalina Mantovani. História da disciplina língua portuguesa em Mato Grosso do Sul (1977-2008): um estudo de propostas curriculares. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.51, pp.951-972. ISSN 2238-2097.

Apresentam-se resultados finais de pesquisa de Pós-Doutorado, cujo tema é a história do ensino de língua portuguesa em Mato Grosso do Sul (MS), analisada a partir de um estudo de propostas curriculares para esse ensino entre 1977 e 2008. Dos resultados, pode-se sintetizar: em MS as propostas curriculares de língua portuguesa estão em consonância com a época em que foram produzidas e com o discurso de ponta sobre o ensino dessa língua, porém, a política educacional que normatiza é sempre taxativa, atendendo a questões externas ao processo educacional e não as necessidades construídas no cotidiano da escola.

Palavras-chave : História do Ensino de Língua Portuguesa; História das Disciplinas; Escolares; Propostas Curriculares; História de Mato Grosso do Sul.

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