SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue51História da disciplina língua portuguesa em Mato Grosso do Sul (1977-2008): um estudo de propostas curricularesPolíticas curriculares para a formação de professores: sentidos de teoria e prática nas ciências biológicas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes  and  WIELEWSKI, Gladys Denise. Por quês matemáticos na Revista do Professor de Matemática. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.51, pp.975-998. ISSN 2238-2097.

Este trabalho apresenta um estado da arte sobre por quês matemáticos da educação básica publicados em artigos da Revista do Professor de Matemática. Foram investigadas as 70 edições publicadas entre 1982 e 2009, distribuídas em CD oficial. A seleção e classificação das questões se basearam nos conceitos de Sérgio Lorenzato e nos de Edson Barbosa. Os resultados mostram 34 por quês e respectivas respostas, predominando questões de áreas que professores mais precisam de formação segundo a literatura, tanto em relação à natureza dos Por quês? - tipo Conceitual -, quanto em termos de conteúdo matemático - Aritmética. Assim, este mapeamento é uma sistematização útil para contribuir para a qualificação docente.

Keywords : Por quês Matemáticos; Revista do Professor de Matemática; Estado da Arte.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )