SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número51História da disciplina língua portuguesa em Mato Grosso do Sul (1977-2008): um estudo de propostas curricularesPolíticas curriculares para a formação de professores: sentidos de teoria e prática nas ciências biológicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes  y  WIELEWSKI, Gladys Denise. Por quês matemáticos na Revista do Professor de Matemática. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.51, pp.975-998. ISSN 2238-2097.

Este trabalho apresenta um estado da arte sobre por quês matemáticos da educação básica publicados em artigos da Revista do Professor de Matemática. Foram investigadas as 70 edições publicadas entre 1982 e 2009, distribuídas em CD oficial. A seleção e classificação das questões se basearam nos conceitos de Sérgio Lorenzato e nos de Edson Barbosa. Os resultados mostram 34 por quês e respectivas respostas, predominando questões de áreas que professores mais precisam de formação segundo a literatura, tanto em relação à natureza dos Por quês? - tipo Conceitual -, quanto em termos de conteúdo matemático - Aritmética. Assim, este mapeamento é uma sistematização útil para contribuir para a qualificação docente.

Palabras clave : Por quês Matemáticos; Revista do Professor de Matemática; Estado da Arte.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )