SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número51Por quês matemáticos na Revista do Professor de Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

TERRERI, Leticia  e  FERREIRA, Marcia Serra. Políticas curriculares para a formação de professores: sentidos de teoria e prática nas ciências biológicas. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.51, pp.999-1020. ISSN 2238-2097.

O texto aborda os sentidos de prática, na relação com sentidos de teoria, presentes na elaboração de políticas para a formação inicial docente. Em diálogo com o Ciclo de Políticas de Stephen Ball, toma como fontes: Pareceres e Resoluções do CNE que propõem reformar essa formação, em nível superior; entrevistas com professoras de Licenciaturas em Ciências Biológicas; grades e ementas dos cursos. Na análise, atento aos elementos tradicionais e inovadores, evidencia sentidos de prática produzidos na relação com especificidades da área disciplinar e da cultura escolar, os quais compõem discursos recontextualizados, híbridos e ambivalentes, que permitem leituras heterogêneas e subversões.

Palavras-chave : Políticas de Currículo; Formação Inicial de Professores; Ciências Biológicas; Sentidos de Teoria e Prática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )