SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52TALIS no Brasil, na Áustria e na Eslováquia: limites e viabilidade dos estudos comparados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

LOURENCETTI, Gisela do Carmo. A baixa remuneração dos professores: algumas repercussões no cotidiano da sala de aula. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.52, pp.13-32. ISSN 2238-2097.

Esta pesquisa investiga as repercussões da baixa remuneração dos docentes no cotidiano da sala de aula. Foram realizadas entrevistas intensivas com dez professores que atuam em escolas estaduais paulistas. A análise dos dados, baseada na abordagem qualitativa de pesquisa, indica que, por darem muitas aulas semanais, falta tempo para os professores estudarem e se atualizarem. Isto compromete o planejamento e a organização do trabalho; causa sofrimento e os leva a vivenciarem processos de precarização e intensificação no seu cotidiano. Tal situação impossibilita o maior investimento na profissão. Verifica-se assim, um acirramento na crise da profissão docente devido à baixa remuneração.

Palavras-chave : Trabalho Docente; Salário; Precarização do Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )